fbpx

Round Trips

Round Trips: Capítulo 16 – Turistando na Áustria

Por: liketour | 20/09/2020

2020 continuamos com excelentes conteúdos no liketour. Além, do já conhecido liketour cast, teremos novos conteúdos, com mais dicas e histórias de viagens para você.  Uma delas é a série de entrevistas no formato escrito, batizada de Round Trips*, onde conversamos com pessoas criadoras de sites, empresário e escritores de livros sobre turismo.

Bettina é brasileira e mora na Áustria há 10 anos. Formada em Turismo na Alemanha e Administração de Empresas no Brasil. Na Áustria, se aprofundou na vida dos Habsburg, Mozart, Gustav Klimt, bem como em todos os lugares na Áustria que valem muito a pena conhecer.  

 

Bettina Kunze

LT: Você é formada tanto em Administração de Empresas, quanto em Turismo e estudou em dois países diferentes. Por que optou por essas duas áreas e como elas se complementam?

Bettina: Eu fiz Administração porque de início eu já sabia que eu queria montar meu próprio negócio, só ainda não sabia em que área seria. Foi quando eu terminei a faculdade e decidi fazer uma pós graduação na Alemanha, porém o destino mudou meus planos e eu acabei vindo parar na Áustria (e não fiz a pós graduação). O que eu gostei no curso de turismo daqui é que ele dá muita ênfase à prática – são muitas simulações nas provas sobre diferentes destinos e diferentes clientes – foi um curso destinado a quem queria montar sua própria agência de turismo.

LT: Como a Áustria surgiu na sua vida e por quais razões decidiu morar no país?

Bettina: Bom, meu pai é alemão e por conta disso tenho a cidadania alemã. Quando eu tomei a decisão de fazer minha pós lá na Alemanha ele estava (e ainda está!) morando lá. Então conheci quem seria meu marido, que é austríaco, e resolvemos mudar pra Áustria. 

 

Jardim do Povo

 

LT: Quando você mudou para a Áustria, já tinha a intenção de ser guia de turista e como surgiu a ideia de criar o site?

Bettina: Não, eu não tinha a intenção. Eu queria montar uma agência de turismo, mas não tinha pensado em ser guia. Mas conhecendo sobre Viena e sua história tão rica, foi crescendo um amor por essa cidade que eu nem sabia que existia. Então durante uma viagem a uma cidade chamada Bad Gastein, eu tive a oportunidade de fazer uma trilha que foi o que costumo chamar de “meu momento EUREKA”: A Áustria tem tantos lugares lindos, e as pessoas só querem conhecer Viena e Salzburg. Lógico, são cidades lindas e cheias de história, mas aquelas montanhas, cachoeiras…nossa…ali nasceu meu grande Amor.rsrrsrsrsr…e como eu adoro turismo de aventura, fazer rafting, canionismo, pular de paraquedas, etc, resolvi fazer algo que proporciona experiências inesquecíveis às pessoas, que não fossem apenas city tours.

LT: Viena é considerada uma das melhores cidades do mundo para morar, como essa qualidade de vida reflete na indústria do turismo?

Bettina: Sim, ela é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida. E acho que muito disso está no fato mencionado acima. Em qualquer lugar (não somente em Viena) temos contato com a natureza. E são muitas as praças e parques também. Em relação ao turismo, a Áustria preserva toda a sua história, e com isso os pontos turísticos, o que desperta mais o interesse dos turistas.

 

Bad Gastein

 

LT: A cidade de Viena é a Capital da Música Clássica, como esse título ajuda atrair os turistas e os seus clientes buscam esse tipo de atração? 

Bettina: Muitos clientes (na realidade a maioria) buscam esse tipo de atração. São incontáveis os concertos de música clássica que tem por aqui. E o que acho mais fantástico é que no verão tem um concerto no Palácio de Schönbrunn, onde você pode tanto pagar quanto assistir de graça. Ou então, em frente à Ópera Estatal de Viena, onde são disponibilizadas cadeiras do lado de fora com um telão para que as pessoas possam assistir de graça a ópera que está acontecendo lá dentro. Esse incentivo é que faz a diferença. Então, é claro, que o turista quer ver, vivenciar aquilo – e todos adoram! 

LT: Em geral, quando os brasileiros pensam numa viagem à Europa, a Áustria nem sempre é o primeiro país que vem em mente. Qual o perfil dos turistas que te procuram e o turismo de brasileiros no país cresceu desde que você mora na Áustria? 

Bettina: É verdade! As pessoas pouco pensam (ou pensavam) na Áustria. Mas acredito que isso esteja mudando…os meus clientes, por exemplo, adoram conhecer mais sobre a Imperatriz Sisi e os palácios onde os Habsburgo viveram ou querem saber mais sobre a vida de Mozart e ver suas óperas. Enfim, elas se interessam cada vez mais pela história, e dar esse “pulo” no passado, torna tudo mais interessante.  O turismo de brasileiro tem crescido bastante por aqui, até porque o Leste Europeu também tem investido no turismo. Dessa forma, Viena (ou a Áustria em geral) tem se tornado uma parada obrigatória. E quem vem, não se arrepende! 

 

Hallstatt

LT: No seu site vocês oferecem vários serviços, desde ensaios fotográficos, turismo de aventura e até despedidas de solteiro.  Como surgiu a ideia de diversificar tantos esses serviços? 

Bettina: Nossa, eu sou suspeita pra falar por que vocês já devem ter notado que eu sou apaixonada pela Áustria. Como citei lá em cima, nós queremos oferecer experiências para as pessoas…vivências, queremos que elas se inspirem, que se abram pro novo. Que vivam momentos e levem daqui mais do que simples memórias. E a Áustria oferece isso tudo! Por isso, resolvemos trabalhar mais com passeios personalizados, assim o cliente tem uma experiência única. 

 

Salzburg

 

LT: Viena é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, mas quais outras cidades e regiões da Áustria os turistas têm interesse em visitar? 

Bettina: Salzburg e agora tem surgido muito interesse por Hallstatt que é uma região que fica na Áustria alta. As pessoas se interessam muito pelos museus, arquitetura e história e não tem nada de mal nisso. Muito pelo contrário, eu gosto que meus clientes voltem no tempo e imaginem como as pessoas viviam em tal época. Mas é como sempre falo, a Áustria é muito mais que Viena e Salzburg, por isso meu interesse em mostrar também as belezas naturais, que são muitas – e aos poucos eles estão se dando conta disso. 

LT: A culinária austríaca não é tão conhecida aqui no Brasil. Quais os pratos típicos do país e qual o turista que visita a Áustria não pode deixar de experimentar? 

Bettina: São muitos, mas o que sempre recomendo aos meus clientes é o Wiener Schnitzel (um filé de porco empanado, que também pode ser de frango, mas típico mesmo é o de porco) acompanhado por salada de batata. E não posso também deixar de fora a famosa torta Sacher.

 

Wiener Schnitzel

 

LT: Morando na Áustria há 10 anos, qual lugar você mais gosta de ir, não como guia, como como habitante do país? Um lugar que para você representa bem o que é a Áustria. 

Bettina: Essa foi a pergunta mais difícil…a maior parte da Áustria é formada pelos Alpes e isso já representa bem a Áustria. Mas o lugar que gosto mesmo de ir é a Áustria Alta. Não tem lugar como aquele. Mas isso não quer dizer que não ame Viena, hein?!

 

 

Insta: @turistandonaaustria79

https://turistandonaaustria.com.br/