Round Trips

Round Trips: Capítulo 5 – Guia em Dubai Brasileira

Por: liketour | 10/06/2019

2019 é um ano de novidades para o liketour. Além, do já conhecido liketour cast, teremos novos conteúdos, com mais dicas e histórias de viagens para você.  Uma delas é a série de entrevistas no formato escrito, batizada de Round Trips*, onde conversamos com pessoas criadoras de sites, empresário e escritores de livros sobre turismo.

Ao perceber que que o público brasileiro precisava de atendimento personalizado e de alguém que entendesse seu idioma, Bárbara Borba iniciou o trabalho de guia em 2011, pois muitos brasileiros viajavam para a cidade e não aproveitavam bem.

Ela resolveu isso oferecendo passeios pessoais, para casais e grupos, explicando tudo no nosso bom e conhecido português. Assim tornando a experiência única e inesquecível.

Barbara Borba

LT: Quando pensamos em Dubai, imaginamos arranha-céus, carros de luxo, compras e ouro, é um lugar de muita ostentação. Viajar para os Emirados Árabes, é uma viagem de luxo ou equivale a uma viagem internacional, como EUA ou Europa?

Bárbara: Realmente, Dubai impressiona por todo esse LUXO! Mas, considero as ofertas de passagens, hotéis, similares sim em questão de valores com os EUA e Europa.

LT: Hoje a principal atividade econômica de Dubai é o turismo. Você morando na cidade há muitos anos, como assistiu o aumento do turismo e dos turistas brasileiros? Os brasileiros descobriram as arábias?

Bárbara: Realmente o número de brasileiros tem aumentado significativamente, acredito que o mistério e encanto dos Emirados tem atraído cada vez mais os brasileiros que estão explorando outros continentes!

LT: Em Dubai predomina a religião muçulmana, uma cultura diferente com regras mais rígidas. Quais os cuidados e atenções que o turista deve ter para estar atento às regras, por exemplo em relação as roupas e comportamentos nas ruas?

Bárbara: Por mais que muitas pessoas não acreditem, se vestir nos Emirados não é tão complicado, pois a cidade é mega cosmopolita. A maioria da população é estrangeira, e usar o bom senso é a melhor opção.

Empresa criada por Barbara

E você, Bárbara, como uma mulher ocidental. Como foi o processo de adaptação pessoal e profissional ao país?

Bárbara: Meu primeiro contato com o mundo Árabe foi morando na Arábia Saudita, onde eu tinha a obrigação e usar as roupas tradicionais em público. Já em Dubai foi super fácil, não senti muita diferença no meu modo de me vestir. E vi quantas oportunidades a cidade oferecia para o meu crescimento pessoal e profissional, fiz alguns cursos, e me formei em turismo e marketing em Dubai e Abu Dhabi.

LT: O idioma oficial dos Emirados Árabes, é claro o árabe, mas percebemos que Dubai é uma cidade que internacional, que recebe pessoas de todo o mundo. Como é a comunicação com os locais? Um inglês básico já ajuda na comunicação?

Bárbara: Com toda certeza o inglês irá fazer toda a diferença na comunicação dentro do país, lembrando que a maioria da população são estrangeiros, e o inglês é a língua mais utilizada!!

LT: Dubai está no meio do deserto, onde de dia é muito calor e a noite mais frio. O que você recomenda para os turista que vão a cidade ao fazer as malas?

Bárbara: Temos por incrível que pareça as 4 estações, pelo menos eu consigo diferenciar bem, no verão é calor apenas, inverno friozinho, e o restante do ano super agradável! Recomendo pesquisar bem o mês que está viajando para não errar na mala.

Cidade de Dubai

LT: Um dos passeios mais conhecidos em Dubai é uma noite no deserto com jantar típico.  Como é passar a noite no deserto e quais os pratos servidos no jantar?

Bárbara: O passeio mais tradicional geralmente sai na parte da tarde e retorna na parte da noite, algumas pessoas, podem sim alugar um hotel no deserto, de qualquer maneira, a experiência no deserto é ímpar! E COM TODA CERTEZA, IMPRESSIONANTE!

LT: Além, de Dubai, outra cidade bastante conhecida nos Emirados Árabes é Abu Dhabi, que também desenvolveu bastante as atrações turísticas.  Quais são as atrações mais procuradas pelos turistas e quais você mais recomenda ir?

Bárbara: Sim, a capital oferece muitas atrações, as principais seriam:  Mesquita, Emirates Palace, Louvre, Ferrari Park, Formula-1, entre tantas outras atrações impressionantes.

LT: Comparando as duas cidades, Dubai e Abu Dhabi, se o turista puder visitar somente uma, qual você recomendaria e porquê?

Bárbara: 1 APENAS? Difícil escolher, recomendo realmente visitar as 2!

 

Jantares no Deserto de Dubai: atração obrigatória para os turistas.

LT: O país, é formado por sete emirados, mas só ouvimos falar praticamente de Dubai e Abu Dhabi, sobre esses outros emirados, o que podemos conhecer sobre eles, quais as atrações turísticas?

Bárbara: Os outros são mais tradicionais, mas não menos encantadores! Al Ain uma cidade linda em Abu Dhabi com as montanhas, parque de esportes radicais como surf, zoológico, temos Sharjah com muitos Souks, mesquitas, bibliotecas e museus, Fujairah com uma vista incrível, realmente explorar os outros emirados é super válido.